“Os retratos de Salgado ofereceram um retrato múltiplo da dor humana. São de uma franqueza brutal essas imagens de fome e de pena, e, no entanto tem respeito e pudor. Nada ver com o turismo da miséria”. Eduardo Galeano
Em uma de nossas aulas tivemos contato com a obra de Sebastião Salgado, um artista que retrata em suas fotografias sentimentos a flor da pele, captura sombras e tons, a partir de sua proposta de fotografar em preto e branco. Afinal, o que é importante quando não se utiliza de artifícios chamativos de tons que gritam entoando os destaques da tela? Tudo! Ele possibilita que com a sua técnica se preste atenção em todos os detalhes e no seu olhar.
O artista tem uma preocupação social que se evidencia em suas obras.
“A minha grande esperança é que a gente vá em direção a um modelo de
agricultura familiar. Milhões de pessoas participando do sistema produtivo
recebendo, renda desse sistema, sendo integradas como cidadãos no sistema de
mercado e que passem a consumir educação, saúde, cultura e bens de consumo.” Sebastião Salgado
A Exposição que a nossa turma montou tinha como tema as obras relacionadas a Terra e foi a partir desta proposta que montamos estratégias de monitoria (percurso e monitoria por pequenos grupos). Como a maior parte das pessoas da nossa equipe participaram do percurso, retrataremos um pouco da experiência vivenciada.
Depois de analisarmos as fotografias e de escolhermos as fotos conjuntamente, decidimos por realizarmos uma dinâmica envolvendo tato e olfato e como recurso utilizamos a argila e a camomila, pedimos para os participantes da monitoria fechassem os olhos e sentissem o que tinham em suas mãos, podendo propiciar uma sensação que abarcasse todo o sentimento da Exposição.
Por fim, deixamos com cada um dos participantes uma frase do próprio Sebastião Salgado, que define o seu trabalho:
"Desejo que cada pessoa que entre numa das minhas exposições seja, ao sair uma
pessoa diferente."
Indicamos alguns vídeos para que você sinta e perceba um pouco mais da obra de Sebastião Salgado e dos temas por ele abordado:
Para saber um pouco mais sobre a Exposição e poder conferir as fotos tiradas ao longo da monitoria, segue o link do facebook: