Depoimento de uma das integrantes do grupo e apoiada pelos demais, acreditamos que o ensino de Artes foi um processo muitas vezes desinteressante no Ensino Fundamental, mas isso pode mudar, com a ajuda de arte-educadores engajados, como o nosso entrevistado e com nossas trocas de experiências.
A definição abaixo nos define antes de iniciarmos nossa disciplina de Processos de Criação, mas agora encerramos esta disciplina com um novo olhar, para além do que vivenciamos e sim como gostaríamos de ser, como pensarmos nossas futuras aulas.
Fazer diferente, a partir destas novas experiências!
"Ao
iniciar os estudos e experimentações artísticas em aulas ministradas pela Profª
Drª Betania Libaneo, percebi que todos podemos criar, consegui me livrar das
amarras deixadas pela escola, onde tudo o que se queria eram quadros e desenhos
perfeitos, além de necessariamente existir um sentido para todas as pessoas que
observassem a criação, ou seja, desenhávamos o que os outros queriam ver e não
o que gostaríamos de fazer.
As
aulas me ensinaram a usar técnicas nunca testadas por mim no ensino regular,
trabalhar com produções abstratas para quem foi condicionado a desenhar
casinhas, não é um processo fácil, pois tendemos a querer a perfeição e a
lógica.
Por isso fazer parte desta disciplina me ajudou a
criar sem medo de repreensão, a arte é uma forma livre de se expressar,
protestar se defender, é preciso usar da sua liberdade, distanciar-se da
realidade, mas ao mesmo tempo poder levá-la com você em suas produções."
Contem suas experiências!
O contato com a Arte e com a produção dela foi diferente de acordo com a arte educadora que me deu aula. No Ciclo I no Ensino Fundamental todas as atividades eram altamente direcionadas, com padrões a seguir, sem muito estímulo criativo e novas técnicas, era uma matéria para preencher o tempo dos alunos com tinta e lápis de cor, "desenho livre". Já no início do Ciclo II, uma professora foi bastante marcante, durante um ano ela ensinou sobre diferentes escolas de movimentos artísticos, as técnicas utilizadas e incentivava os alunos para que tentassem usar as mesmas técnicas. Mas nas últimas séries, com a mudança de professora, a matéria foi ficando cada vez menos interessante, utilizávamos os mesmos recursos materiais, sem muita novidade, até que deixou de ser especial. A arte passou a ser mero objeto de apreciação, à distância.
ResponderExcluirAs minhas primeiras experiências com a arte se deram no exercício da cópia de representações já consagradas, todo o processo criativo era algo descartado em um primeiro momento, lembro que no Ensino Fundamental I sempre desenhávamos casinhas, carrinhos e a professora sempre enfatizava os modelos em que deveríamos nos apoiar. Posteriormente, no Ensino Fundamental II conheci uma professora, ela se chama Profa. Lúzia, ela sempre nos incentivava a desenhar livremente, com as cores que desejávamos e esta é a fase mais prazerosa de que me lembro. Hoje eu ainda busco o meu contato com a arte, principalmente no desenho no cantinho do caderno para passar o tempo.
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